Sobre a Pronatur

A Pronatur - Projetos e Estudos Ambientais Ltda, é uma empresa que há 20 anos se dedica a prestação de serviços na área de engenharia consultiva e meio ambiente.

Formada por uma equipe multidisciplinar de colaboradores e amplo portfólio, a empresa visa a viabilização de empreendimentos nas áreas de: Geração e transmissão de energia (Centrais Geradoras Hidrelétricas: CGH, Pequenas Centrais Hidrelétricas: PCHs, Usinas Hidrelétricas: UHE, Fotovoltaica e Parques eólicos), Indústria, Mineração e Infraestrutura.

Com processos de gestão eficientes, a empresa viabiliza a implantação de empreendimentos em reduzido espaço de tempo, coordenando projetos desde sua fase inicial, passando pela etapa de implantação, até a fase de operação.

Realizamos a gestão integrada de projetos, coordenando e apresentando consultoria em todas as etapas do empreendimento.  Fornecemos uma gama completa de serviços para o empreendedor, que englobam a obtenção de licenças, regularização fundiária, elaboração de planos e programas ambientais.

A Pronatur realiza a comunicação e solicitação de anuências e documentações com todos os órgãos envolvidos no processo de licenciamento ambiental e apresentamos infraestrutura e logística para atender empreendimentos em todo território Nacional.

Agimos com responsabilidade e buscamos sempre elevar o potencial do seu projeto e encontrar equilíbrio com o meio ambiente.



O que Fazemos?

Somos especialistas em licenciamento e execução de programas ambientais de empreendimentos. O Licenciamento ambiental é um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental autoriza a localização, instalação, operação e ampliação de um empreendimento.

Existem três principais tipos de Licenças Ambientais:


Licença Ambiental Prévia:

Precisa ser obtida na fase de planejamento do empreendimento e tem por objetivos aprovar a localização e atestar a viabilidade ambiental do empreendimento. Nesta fase é apresentado o Estudo Ambiental (Relatório Ambiental Simplificado, Estudo Ambiental Simplificado ou Estudo de Impacto Ambiental), dependendo do porte e potencial poluidor do empreendimento.

Licença Ambiental de Instalação:

Deve ser obtida antes da instalação do empreendimento, certificando que o projeto finalizado está de acordo com a legislação ambiental. Nesta fase é apresentado o Plano Básico Ambiental ou o Relatório de Detalhamento dos Programas Ambientais, descrevendo a nível executivo, todos os programas ambientais e controles ambientais previstos para fases de instalação e operação de empreendimento.

Licença Ambiental de Operação:

Precisa ser obtida após a instalação do empreendimento e antes de iniciar a operação. Esta licença autoriza a operação do empreendimento e certifica que este foi construído de acordo com o previsto no projeto e que foram implantado os controles ambientais.

Condicionantes:

Na emissão das licenças ambientais, os órgãos estabelecem as condicionantes, que são: programas ambientais, controles ambientais e outras condições para serem apresentadas ao órgão ambiental em periodicidade estabelecida, caso não sejam apresentadas, a licença ambiental concedida pode ser suspensa.

Entre em contato agora mesmo

Está com dúvidas? Precisa de um orçamento ou uma visita? Entre em contato e iremos lhe ajudar!

Fale Conosco